Quem Somos Feira Omaguás

quem somos

FEIRA DE ARTE E ARTESANATO OMAGUÁS

Pra explicar quem somos, começamos com uma pergunta: O que é uma feira de artesanato? São mãos e cabeças que se juntam, trabalhos que se somam e se encontram para transformar, assim como a matéria da qual é feita cada peça, um local, uma praça pública por exemplo, em uma oficina de idéias e possibilidades. Sozinhos, somos nós e nosso atelier, nossos pensamentos, técnicas e peças. Juntos, somos cultura, transformação e força criativa.

Isso é a Feira Omaguás, um espaço onde o passado, presente e futuro são expostos e pensados.

feira n 7
 
 O QUE QUEREMOS E PENSAMOS
A Feira de Artes e Artesanato Omaguás está na Praça dos Omaguás desde 2002. Neste tempo passamos por diversas fases e diversas formas de organização. Mas sempre tivemos algumas idéias que nos conduzem:

Ao nosso entender o espaço público deve ser compartilhado e não somente usado. Entenda-se por compartilhar toda relação entre os agentes envolvidos: expositores, público, entorno (comércio adjacente), moradores e artistas.

Cada atividade aqui realizada deve ter ao mesmo tempo liberdade, respeito e harmonia entre todos, somando-se idéias e esforços, de forma que ninguém se sinta excluído desse processo.
Hoje as feiras de artesanato também apresentam expositores com nível cultural e produtivo diferente do que encontravamos a alguns anos atrás e em especial na região da Subprefeitura de Pinheiros. Existe mais formação e informação, o que nos permite viabilizar a reciclagem e re-qualificação do cidadão artesão, buscando a sua dignidade, qualidade de vida e o pleno exercício de sua cidadania.

Criar um ambiente onde os produtores se sintam profissionais e assim sejam tratados, diminui o proconceito sobre quem faz artesanato. Onde há uma Feira Artesanal deve existir profissionalismo, ordem, segurança, compromisso responsável com qualidade, criatividade, meio ambiente e cultura.

Outro ponto muito importante para nós: utilizar o espaço com todo tipo de cultura e arte, fazendo a praça como um centro de convivência de diferentes manifestações. Por isso convidamos e recebemos artistas que mostram seu trabalho, lançam CDs e livros, oficinas, teatro, circo e palestras. Tudo promovido, organizado e bancado pelos expositores da feira. Desde 2005 até hoje já foram mais de 250 eventos.

Todo tipo de manifestação artístico-cultural deve participar, sem preconceito e sem interesse comercial.

 
A boa utilização dos espaços públicos se faz cada vez mais necessária e urgente pois muitos deles se converteram em espaços abandonados, perigosos, usados por grupos exclusivos ou simplesmente sem interesse para a população. 
E isso é o oposto do que todos desejamos: os artesãos querem um lugar para expor e comercializar suas obras, moradores querem um local seguro, tranquilo e descontraído para passear e trocar vivências, artistas querem mostrar suas idéias, sua música, suas imagens... 
 
A Feira é o lugar ideal para isso: lazer, cultura, diversão, debate, emoção, respeito, cidadania feitos e mostrados numa praça, ao ar livre.
 
Um conceito tão antigo que se faz hoje moderno e urgente.

 
Enriquecer a cultura urbana, tornar a vida mais brilhante e significativa, feita e vivida aqui e agora, na rua!
 
 










 
 

    © Feira Omaguas. Todos os direitos reservados

    Criação: